Beauty / 4 Comentários / 4333 Visualizações

Receita de tônico e dicas para cabelos longos e saudáveis

nov 17 / 2017 12:00AM
Quem está em busca de crescimento capilar deve cuidar muito bem do couro cabeludo, mas não é só isso, optar por um estilo de [...]

Quem está em busca de crescimento capilar deve cuidar muito bem do couro cabeludo, mas não é só isso, optar por um estilo de vida e alimentação saudáveis também são escolhas essenciais.

Fatores como stress, tabagismo, ansiedade, consumo excessivo de álcool e sedentarismo, interferem na qualidade do seu cabelo, podendo torna-lo mais ressecado, desidratado, propenso à queda e outras doenças do couro cabeludo. Por isso além dos cuidados cosméticos, algumas mudanças no estilo de vida podem ser necessárias para que seu cabelo cresça com mais rapidez.

Para suplementação com foco na saúde dos cabelos, beba bastante água e invista em: aveia, abacate, frutas cítricas, spirulina,  ovos, folhas verdes, peixes ricos em ômegas, sementes, chá de cavalinha (fonte de sílica, ajuda a transportar nutrientes pelo corpo, podendo deixar o cabelo menos quebradiço) e chá de urtiga (fornece vitaminas A e C, além de minerais para o crescimento de fios mais fortes).

Mas se sua saúde, alimentação e estilo de vida estão em dia e você quer melhorar o crescimento dos seus cabelos, pode fazer esse tônico capilar abaixo. Mais uma daquelas receitas naturais para fazer em casa com ingredientes fáceis de encontrar.


REFERÊNCIAS:

CURTIS, Susan; JOHNSON, Fran; THOMAS, Pat; JENKINS, Justine. O livro de receitas da beleza natural: Informações essenciais para cuidar da pele e do cabelo com produtos extraídos da natureza. São Paulo: Publifolha, 2015.

DILLON, Roxy. Naturalmente mais jovem: Como aumentar sua energia, sua beleza e seu bem-estar com métodos naturais. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

SOARES, Mona. Cosmetologia natural artesanal. Bahia: Publicação Independente, 2016.

Receita de tônico e dicas para cabelos longos e saudáveis

  • ª1

    INGREDIENTES

    25 ml de álcool de cereais

    13 gotas de óleo essencial de alecrim

    12 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta

    4 ml de glicerina vegetal

    70 ml de hidrolato de rosas



  • ª2

    MODO DE PREPARO E UTENSÍLIOS 

    Para fazer o tônico você vai precisar de um béquer de 100 ml ou dosador para medir os ingredientes, uma espátula e uma embalagem spray. O materiais utilizados devem estar limpos e higienizados com álcool 70% para maior conservação do produto.

    Acione o álcool de cereais, dilua os óleos essenciais, em seguida coloque a glicerina e misture com uma espátula limpa, inclua o hidrolato de rosas e misture.

    Transfira o conteúdo da receita para um recipiente limpo com válvula spray, para facilitar a aplicação do produto.



  • ª3

    PROPRIEDADES

    Água de rosas – Este ingrediente entra na formulação por sua ação hidratante, suavizante e antisséptica, evitando assim o ressecamento capilar, além de auxiliar no combate à proliferação de microorganismos que podem propiciar a queda de cabelo ou aparecimento de caspa e seborreia.

    Hortelã pimenta – Estimula a circulação, possui ação antisséptica e confere brilho ao cabelo, deste modo propicia o crescimento capilar bonito e saudável. Além das propriedades cosméticas, o uso do tônico vai te beneficiar com outras ações terapêuticas desta erva, como alivio de tensões e dores de cabeça.

    Alecrim – Tem propriedades de limpeza, é antioxidante e também estimula a circulação, equilibrando assim o couro cabeludo e propiciando ambiente saudável para o crescimento dos cabelos. Como benefício terapêutico você terá melhora da atenção, pois ele costuma revigorar organismos cansados e lentos. ATENÇÃO: O alecrim não é indicado para pessoas que apresentam hipertensão arterial.

    Glicerina – Estimula o crescimento capilar no couro cabeludo, pois atua na normalização do metabolismo celular, que costuma ficar descontrolado quando envelhecemos.



  • ª4

    MODO DE USAR

    Agite o produto toda vez que for aplicar.  Divida o cabelo e borrife o tônico no couro cabeludo massageando logo em seguida para melhor ação do produto. Aplique em toda cabeça ou apenas nas áreas que achar necessário.



  • ª5

    OUTRAS SUBSTÂNCIAS CITADAS NAS LITERATURAS

    Cafeína – Ativa folículos capilares dormentes no couro cabeludo, assim devolve o vigor e a vitalidade.

    Modo de Usar – Prepare uma xícara de café bem forte, após esfriar aplique nos cabelos, deixe agir por pelo menos 2 minutos e lave normalmente com xampu e condicionador.

    Eucalipto – Aumenta os níveis de ceramidas e restaura a pigmentação natural, assim o cabelo ralo e quebradiço fica hidratado e brilhoso.

    Modo de Usar – O óleo essencial do tipo Eucalyptus globulus pode entrar na formulação do tônico capilar ensinado acima, em substituição ao óleo essencial de hortelã pimenta.

    Banha de porco ou azeite de dendê – Muito efetivos em realçar a cor natural dos cabelos e estimular seu crescimento, pois os ácidos graxos saturados que os compõem são potentes ativadores da tirosinase, uma enzima que tem como um dos produtos de sua ação a melanina, já esta tem como principal função a de pigmentação e proteção contra a radiação solar da pele, olhos e cabelos.

    Modo de Usar – Faça uma umectação nos cabelos por cerca de 30 minutos, depois lave normalmente com xampu e condicionador.



 Por Camila Soares

    Comunicóloga e adepta do slow lifestyle. Escreve sobre a estilo de vida, beleza, saúde, marketing, comportamento, empreendedorismo, e mais o que vier, sempre com foco em conteúdo para quem quer um dia a dia mais leve, saudável e contemplativo.🌿 camila@slowlifestyle.com.br



Veja mais

Comentários (4)

 Naiane Sousa  24 de novembro de 2017

Vixi! Sou hipertensa… Não vou poder usar alecrim na receita…

Responder
 Camila Soares  27 de novembro de 2017

Naiane, neste caso é melhor investir nas outras opções que cito 😉

Responder
 karolina  18 de dezembro de 2017

Quantas vezes utilizar esse tônico? É preciso lavar o cabelo antes de usar, ou usar o tônico e depois lavar?

Responder
 Camila Soares  27 de janeiro de 2018

Oi, Karol, o indicado é usar todos os dias, usa no cabelo como está, seco ou molhado 😉

Responder

Deixe um comentário

Inscreva-se aqui para receber nossa últimas atualizações