Beauty / 0 Comentários / 1165 Visualizações

7 passos para fazer a transição pra maquiagens naturais

maio 08 / 2017 12:00AM
As maquiagens naturais conseguem atender em desempenho e qualidade muito bem, e até melhor, que as convencionais, pois [...]

As maquiagens naturais conseguem atender em desempenho e qualidade muito bem, e até melhor, que as convencionais, pois possuem ativos botânicos e minerais com maior biocompatibilidade* com a nossa pele, contribuindo para melhor cobertura, acabamento mais natural e promovendo um verdadeiro tratamento de beleza, já que muitos dos seus componentes possuem propriedades rejuvenescedoras, controlam a oleosidade, previnem e tratam acne, nutrem e hidratam a pele, entre tantos outros benefícios.

a maquiagem mineral se diferencia por utilizar ativos naturais, que apresentam propriedades antiinflamatórias, calmantes, não comedogênicas, anti-sépticas, promovem proteção solar, além de apresentarem prazo de validade maior.

(GIABOESKI;BOEHME,2010)

*biocompatibilidade: compatível com tecidos ou órgãos vivos, por não haver toxicidade, nocividade nem provocar reação imunológica ou cancerígena.


REFERÊNCIA:

CASTRO, Jéssica C.;PIVA, Mônica;ELLERY, Fabiana M. T.. Maquiagem Mineral: Uma análise do produto brasileiro. Disponível em aqui. Acesso em 8 maio 2017.

7 passos para fazer a transição pra maquiagens naturais

  • ª1

    INFORMAÇÃO É MUITO IMPORTANTE

    Informe-se bastante antes de simplesmente sair comprando, tem muita empresa fazendo greenwashing – apropriação indevida de conceitos ambientalistas para tentar se beneficiar da imagem positiva que podem trazer às suas organizações, divulgando informações falsas ou confusas que levem o consumidor a acreditar que se tratam de produtos/empresas/marcas que são ecológicos/naturais/sustentáveis.

    Existem grupos muito bons no facebook onde é possível tirar dúvidas, trocar dicas e compartilhar conhecimento sobre cosmética natural, como: Cosmetologia Orgânica – Discussões Técnicas  (C.O.D.T.) e Cosméticos orgânicos e naturais.

    Busque resenhas em blogs ou sites de referência e leia as informações nos sites das marcas que você pretende comprar – a maioria deles possui detalhamento dos produtos, inclusive com a composição de cada um. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato por e-mail – pela minha experiência até hoje, as marcas sempre respondem, porém nem sempre a pessoa que vai te responder tem conhecimento para tirar alguma dúvida mais técnica sobre algum composto, não custa tentar.

    Se tiver dificuldade em decifrar as informações contidas na fórmula, confira a leitura sugerida abaixo para aprender a identificar ingredientes presentes nos cosméticos que são tóxicos à saúde.


    LEITURA SUGERIDA: INGREDIENTES TÓXICOS DOS COSMÉTICOS: APRENDA A CONSULTAR ONLINE




  • ª2

    FAÇA UM TRANSIÇÃO GRADUAL OU AGRADE SUAS AMIGAS

    Vá substituindo gradativamente os produtos que estão acabando por opções mais naturais. Se você não conseguir esperar e preferir abandonar os produtos antes que eles acabem, faça uma doação para suas amigas – sei que depois que a gente se informa, passa na cabeça que ninguém merece nem ganhar aqueles produtos com substâncias tão nocivas, mas… é aquela história você não vai mudar todo mundo, então escolher aquelas pessoas que não demonstram a menor intensão em mudar pode ser uma boa.



  • ª3

    MINIMALISMO É UM ÓTIMO PRECEITO 

    Tente ser minimalista em suas escolhas. Lembre daquela paleta de maquiagem com mil cores, quase todas intactas e apenas aquela meia dúzia que você realmente usou. Esse é um bom indicativo.



  • ª4

    PRENSE FORA DA CAIXA

    Vamos abandonar a aquela velha ideia, que a indústria de consumo adora, de que sombra é pros olhos, blush é pras bochechas… Pense em produtos que podem ser multifuncionais. Vou dar alguns exemplos: eu uso meu delineador para preencher as sobrancelhas, tem gente que usa rímel pra fazer o delineado, meu blush, iluminador e bronzer são minhas sombras favoritas e eu tenho uma sombra que adoro usar como iluminador quando estou mais bronzeada. Veja o potencial de seus produtos atenderem outras funções além das básicas a que eles se propõem.



  • ª5

    SE NÃO TIVER COMO TESTAR SIGA ESSA DICA

    Como temos uma demanda, ainda pequena, por produtos do gênero, não é em toda cidade que você vai encontrar lojas para testar cores, texturas e acabamentos, então a dica mais uma vez é: compre com cautela, montar aquele kit completo de uma vez, para aproveitar o frete, pode não ser uma opção tão boa. As marcas e lojas virtuais costumam apresentar swatches das cores disponíveis, além disso, você pode pesquisar em alguns sites ou blogs resenhas dos produtos e ter mais detalhes para escolher o que mais se adequem a você.



  • ª6

    NÃO COMPRE ANTES DE CONHECER SEU SUBTOM DE PELE

    Ainda sobre compra virtual, atente-se para o subtom da sua pele. A maioria das pessoas possui a cor de fundo da pele mais rosada ou amarelada, e produtos como: base, BB cream e pó, seguem esta mesma teoria, então informe-se junto à marca ou loja, se a cor que você está pretendendo comprar realmente tem o seu tom de fundo.

    Caso tenha dificuldade para identificar o seu subtom, vá em uma loja de maquiagem e peça orientação à vendedora, elas costumam identificar muito rapidamente.



  • ª7

    DON’T WORRY | NÃO SE PREOCUPE

    Cuidar-se e maquiar-se é uma delícia, então permita-se montar seu novo kit e divertir-se no processo, mesmo com possíveis erros na escolha dos tons ou cores. Eu errei feio na escolha da primeira base natural. Não deixe esse tipo de erro interromper seu processo de transição e nem que isso se torne algo traumático, afinal, existem grupos de troca, doação e desapego, como: Rotina Saudável – TrocasFree Your Stuff São Paulo, ambos no facebook.



 Por Camila Soares

    Comunicóloga e adepta do slow lifestyle. Escreve sobre a estilo de vida, beleza, saúde, marketing, comportamento, empreendedorismo, e mais o que vier, sempre com foco em conteúdo para quem quer um dia a dia mais leve, saudável e contemplativo.🌿 camila@slowlifestyle.com.br



Veja mais

Inscreva-se aqui para receber nossa últimas atualizações